quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como não perder dinheiro com PC antigo?

A desvalorização de equipamentos eletrônicos é muito rápida, um I7 de hoje custará muito pouco no futuro, a mesma coisas softwares. No Brasil não temos em grande parte da população a cultura valorizadora de colecionadores como no exterior, então boa parte do que compramos será vendido por pouco no futuro. A melhor jogada para quem troca de PC o tempo todo é anunciar nos sites gratuitos, como a OLX, por exemplo, antes que os preços desabem de vez, e assim manter um ciclo de compra e ter equipamentos sempre novos. Deve ser importante definir um tempo fixo de quanto você vai ficar com um equipamento e no caso de ainda ter garantia colocar isso no anuncio, facilita a venda, visto que quem comprar vai ter garantia de fábrica.

Laptops são campeões em queda de preço, esses aconselho a trocar todo o ano, surgiu algo novo já se prepare para vender o seu usado, faça um preço legal faça o abatimento no novo produto e veja se compensa. Aconselho a venda também, porque as baterias viciam com o tempo e é melhor se livrar de uma vez e pegar um novo. Claro isso para quem precisa trocar muito de computador.

Computadores mais antigos você pode vender por um preço bem baixo em sites de usados (é muito difícil vender) ou para quem recicla eletrônicos, existem diversas novas empresas trabalhando com isso.

Um exemplo típico de como é bom vender cedo um eletrônico foi uma HP psc2355 que vendi por 100 reais, o cara que comprou tem peças o suficiente para arrumar diversas impressoras e vai ganhar muita grana em cima dela ou até mesmo usar ela por um tempo. Visando o meu lado, essa impressora tinha 7 anos e custou na época 700 reais, ainda sai no lucro, mas poderia ter ganho mais e corrido menos riscos por perder uma garantia se tivesse vendido antes. e recomprado outra impressora. Além disso, eletrônicos não são para sempre, alguns equipamentos acabam terminando seu ciclo de vida, um exemplo típico são monitores. Quando atingir um tempo grande venda eles!! Por que? Essas LCDs e LEDs tem lâmpadas com tempo de vida, após tantas horas de uso elas queimam e devem ser repostas. No caso dos velhos CRTs existe o problema de solda fria e o monitor passa a não ligar ou ter cores irregulares, essas peças de museu puxam muita energia, também.

Não é questão de incentivar o consumismo e sim dizer que infelizmente a tecnologia só avança e ficar com um equipamento ultrapassado não é bom dependo da tarefa que realizamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário